2 de jun. de 2011

Nas Ondas do  Sbruzzi 

Onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela frequência da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.

Classificação:
As ondas podem ser classificadas de três tipos:

Natureza:
Ondas mecânicas- são aquelas que precisam de um meio material para se propagar (não se propagam no vácuo). Exemplo: Ondas em cordas e ondas sonoras (som).
Ondas eletromagnéticas- são geradas por cargas elétricas oscilantes e não necessitam de uma meio material para se propagar, podendo se propagar no vácuo. Exemplos: Ondas de rádio, de televisão, de luz, raios X, raios laser, ondas de radar etc.


 Direção de vibração:

Longetudinassão aquelas cujas vibrações coincidem com a direção de propagação (como as ondas em molas)

Transversais - são aquelas cujas vibrações são perpendiculares à direção de propagação (como as ondas em corda)


 Direção de propagação:
 Unidimensionais - A energia propaga-se linearmente, como numa corda. 
 Bidimensionais - A energia propaga-se superficialmente, como na superfície da água. 
Tridimensionais - A energia propaga-se no espaço, como as ondas sonoras e as luminosas. 


Todas as ondas tem as seguintes características:
Reflexão - Quando uma onda volta para a direção de onde veio, devido à batida em material reflexivo.
Refração - A mudança da direção das ondas, devido a entrada em outro meio. A velocidade da onda varia, pelo que o comprimento de onda também varia, mas a frequência permanece sempre igual, pois é característica da fonte emissora.
Difração - O espalhamento de ondas, por exemplo quando atravessam uma fenda de tamanho equivalente a seu comprimento de onda. Ondas com baixo comprimento de onda são facilmente difratadas.
Interferência - Adição ou subtração das amplitudes das ondas, depende da fase das ondas em que ocorre a superposição.
Dispersão - a separação de uma onda em outras de diferentes frequências.
Vibração - Algumas ondas são produzidas através da vibração de objetos, produzindo sons. Exemplo: Cordas ( violão, violino, piano, etc.) ou Tubos ( órgão, flauta, trompete, trombone, saxofone, etc.)

Ondas Acústicas

 O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.
Em acústica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. A acústica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas, etc, de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos.
Na cadeia geração e recepção acústica inclui-se o indivíduo que recebe o efeito sonoro e o evento que dá origem ao fenômeno. A acústica é considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas e por elas é abrangida.

Referência 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ac%C3%BAstica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Onda
http://www.colegioweb.com.br/fisica/o-que-sao-ondas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário